5 benefícios não óbvios da Telemedicina

Muito tem se falado sobre as vantagens da Telemedicina, principalmente no contexto do COVID-19: evita uma exposição a aglomerações em salas de pronto-atendimento, o tempo de espera para a Teleconsulta costuma ser menor, facilita o atendimento de pacientes que moram em outras cidades.

Entretanto, a adoção da Telemedicina traz outros benefícios não tão óbvios. Listo aqui cinco exemplos:

Blog Article Figure

1. Facilita o acesso de pacientes agitados e agressivos

Só quem já tentou levar uma pessoa que está agitada e/ou agressiva ao pronto-atendimento sabe a saga que é sair de casa nessa situação. Conseguir uma avaliação médica por vídeo, sobretudo se o diagnóstico já for conhecido, pode direcionar o tratamento e abreviar o estado de agitação.

2. Ajuda pacientes procrastinadores a comparecerem na consulta

Seja por um perfil procrastinador crônico, seja um esquecimento por excesso de compromissos (incluindo nesse rol os compromissos domésticos e de home office em períodos de pandemia), alguns pacientes agendam e não comparecem à consulta. Agendam novamente e também não comparecem. E seguem agendando em um ciclo infinito.

Com a conveniência de ser atendido com apenas alguns cliques no computador ou smartphone, a chance de adesão aos horários estabelecidos aumenta (ou a desculpa de que não irá ao consultório porque não vai dar tempo diminui).

3. Evita acidentes durante o trajeto

Imagine uma pessoa que esteja com sintomas de tontura, pressão baixa, e não tenha ninguém para acompanhá-la a um serviço de saúde. Os riscos relacionados ao trajeto para a consulta são enormes. Desde provocar um acidente de trânsito se ela estiver conduzindo um carro, a se desequilibrar dentro de um transporte público, até sofrer uma queda na porta do hospital após sair de um veículo de transporte por aplicativo.

A Telemedicina mitiga todos esses riscos.

4. Permite a utilização da agenda em horários incomuns

Com a Telemedicina, alguns horários antes inconcebíveis na agenda dos profissionais de saúde estão sendo revistos. Há oferta de Teleconsultas desde às 06h da manhã até às 22h, aumentando as chances de se adequar à agenda dos pacientes.

5. A sala de espera é muito mais confortável

Simplesmente porque é a sala da casa do paciente, ou de qualquer outro lugar que ele tenha escolhido para acontecer a teleconsulta. A ansiedade inerente à procura por atendimento médico tende a diminuir em locais conhecidos, podendo impactar até no nível de satisfação da consulta.