Coronavírus: sua empresa tem um plano B?

Máscaras cirúrgicas utilizadas nas ruas, corrida aos hospitais ao menor espirro e muita incerteza: o cenário atual é alarmante, mas não é inédito. Em 2009, um surto do vírus Influenza A (H1N1), que ficou conhecida como gripe suína, se alastrou pelo mundo e rapidamente atingiu todos os continentes, sendo caracterizada como pandemia.

Dez anos depois, no final de 2019, a notícia de uma doença misteriosa na China começou a surgir, gerando um alerta em profissionais de saúde e governantes. No início de janeiro de 2020, foi confirmado que o agente causador da doença era um outro vírus, uma variação do coronavírus (nomeada Covid-19) , e não havia nenhum medicamento ou vacina que pudesse detê-lo. Após oscilações homéricas nas bolsas de valores, muitas fake news e o mesmo cenário descrito acima, eis que em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declara que estamos vivendo uma nova pandemia.

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A grande pergunta que todos estão fazendo é: estamos preparados para enfrentar uma pandemia? Governos e serviços de saúde têm respondido o questionamento na mídia, mas e a sua empresa?

Em 10 anos, o mundo inegavelmente mudou. A evolução das tecnologias digitais durante esse período foi gigantesca, permitindo que a prática do home office, antes restrita a poucas empresas, se tornasse mais usual. Durante epidemias/pandemias, em que a recomendação é evitar aglomerações e ambientes fechados, essas tecnologias permitem a execução de trabalho remoto, diminuindo a disseminação do vírus. Além disso, geram ainda mais diferencial competitivo ao impedir a cessão das operações do seu estabelecimentso.

E se a sua empresa ainda tinha temor de queda de produtividade devido a uma necessidade de autodisciplina, essa crise é a hora de experimentar. Se há sempre alguma vantagem durante as crises, nessa pela qual estamos passando é a de testar novos modelos de trabalho.