58 TONELADAS NEUTRALIZADAS

A Interaktiv é uma empresa consciente de sua responsabilidade, e foi por isso que neutralizou sua emissão de 58 toneladas/ano de CO².

Responsabilidade Socioambiental


As empresas do futuro terão que, necessariamente, incorporar aspectos sociais e ambientais em seu modelo de negócio. A Interaktiv acredita que pode contribuir para o desenvolvimento sustentável global implantando as melhores práticas socioambientais e estabelecendo parcerias com companhias que tenham a mesma estratégia de atuação.

Para crescer sob diretrizes sustentáveis a empresa lançou, em 2008, uma série de ações que em médio prazo envolverão todos os stakeholders da empresa: funcionários, clientes, fornecedores, parceiros, a comunidade e o meio ambiente.

Um desses projetos consiste em medir o impacto dos negócios da Interaktiv e restituir à natureza o equivalente, contribuindo para a preservação ambiental. Para isso vem adquirindo, sistematicamente, créditos de carbono para a neutralização da emissão de CO², o que lhe garante um papel pioneiro no segmento em que atua.

Reforço da estratégia sustentável


A Interaktiv se tornou a primeira empresa brasileira de Tecnologia da Informação a neutralizar as emissões de gases causadores do efeito estufa de suas atividades. Em maio de 2009, a empresa adquiriu 44 toneladas de crédito de carbono provenientes da substituição de combustível da Cerâmica Menegalli, em São Miguel do Guamá (PA) e 14 toneladas da Cerâmica São Judas Tadeu.

O projeto, desenvolvido pela Social Carbon Company, além de garantir a mitigação das mudanças climáticas, proporciona o desenvolvimento sustentável para as comunidades locais, através da aplicação da Metodologia do Carbono Social.

A Interakitiv escolheu os créditos do Carbono Social devido ao diferencial do standard, que também atua na área social. "Optei pela Metodologia em razão das atividades sociais envolvidas no desenvolvimento das comunidades impactadas pelo projeto. As ações de preservação ambiental são projetos de longo prazo, porém, quando interligadas com ações sociais, possuem benefício imediato para a comunidade", diz o diretor executivo da Interaktiv, André Cripa Rodrigues.

A Metodologia do Carbono Social, desenvolvida pelo Instituto Ecológica de Palmas (TO), utiliza indicadores de sustentabilidade para analisar seis recursos que garantem o bom desempenho socioambiental do projeto. São eles: social, humano, tecnológico, financeiro, natural e carbono.

Para Magno Maciel, gerente de negócios da CantorCO2e Brasil, empresa que intermediou as negociações, a compra de créditos de carbono é a maneira mais efetiva de uma empresa neutralizar suas emissões. "A neutralização através do plantio de árvores exige um monitoramento rigoroso e no longo prazo traz resultados insatisfatórios e de frágil credibilidade", aponta. Os créditos do Carbono Social são certificados pela empresa BRTÜV, com base no standard do VCS (Voluntary Carbon Standard).